Ortodontia Recife

Seu Sorriso Novo!

Você está aqui:

Pode-se iniciar um tratamento com aparelho fixo sem a documentação ortodôntica?

do

 

Você já se deparou com Ortodontista que não solicita documentação ortodôntica antes de instalar a aparelhagem fixa, e não ficou confortável ou confiante com a medida? Isto tem acontecido cada vez com mais frequência, e por isso o post de hoje vai tratar e esclarecer dúvidas sobre este tema. Confira!

O que é a documentação ortodôntica?

A documentação ortodôntica corresponde a uma série de exames solicitada antes de se instalar aparelhagem fixa e iniciar o tratamento.

Quando completa, é composta por fotografias da face e dos dentes, modelos em gesso da boca, além de radiografias e traçados cefalométricos (medições da face e da posição dos dentes do paciente e que apenas o profissional saberá interpretar).

Tem se tornado cada vez mais comum o Ortodontista solicitar esta documentação de maneira modificada, ou seja, não completa, acrescentando ou removendo alguns destes exames, o que não prejudica o tratamento, será?

Por que é necessária? 

Esta bateria de exames tem como objetivo fornecer dados para que o profissional confirme algumas hipóteses feitas por ele e planeje cada passo do tratamento de maneira segura e efetiva. Além disso, é através destes exames que o Ortodontista saberá da possibilidade ou não de se instalar aparelho ortodôntico, uma vez que só a ortodontia não é indicada para todos os casos.

Nesses casos, principalmente as radiografia podem também revelar outros problemas (simples ou não) que inicialmente não são possíveis de se observar, e que às vezes nem o paciente sabia que tinha, como cáries, doenças simples ou graves diversas e até mesmo procedimentos antigos que devem ser refeitos. Neste caso, o dentista também irá indicar o melhor tratamento.

Pode-se colocar os aparelhos sem esta documentação?

Mesmo que o problema e o tratamento possam ser descobertos e baseados apenas na avaliação da boca, a face e o perfil do paciente, por mais experiente que o Ortodontista seja, ao dispensar a documentação ortodôntica, o profissional estará desconsiderando uma série de dados, riscos e fatores importantes que envolvem um tratamento ortodôntico.

Além disso, algumas perguntas podem ficar sem respostas: O que irá interferir no planejamento que o profissional fará para o caso de seu paciente? E o que influenciará negativamente no resultado final do tratamento?

O fato é que um Ortodontista sério irá, sim, solicitar esta documentação ortodôntica completa, ou mesmo que de maneira modificada. Por isso, desconfie e não arrisque sua saúde.

Eu tenho uma regra simples: Sem exames não atendo, pois os exames são garantia de um melhor ou perfeito resultado além de protegerem o paciente do agravamento de danos eventuais causados por problemas pré existentes!

"O que começa certo termina certo, mas o que começa errado dificilmente termina certo!"

Quanto custa uma documentação completa?

Os valores variam muito entre as clínicas. Além disso, como visto anteriormente, poderá acontecer de o profissional modificar a documentação e solicitar exames a mais, ou a menos. Comparado com alguns anos atrás, a documentação está muito mais em conta e acessível.

Quando e onde fazer a documentação?

O ideal é providenciar a documentação ortodôntica antes de iniciar o tratamento.

Ela pode ser feita em Clínicas Radiológicas, que são especializadas e possuem profissionais e maquinários específicos para tais fins. Na dúvida, consulte seu ortodontista que, com certeza, poderá lhe indicar um lugar.

E você, já providenciou sua documentação ortodôntica? Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe sua experiência, deixe seu comentário no nosso Facebook.

QR Code Ortodontia RecifeQR CODE ANDROID

Ortodontia Recife ® - Todos os direitos reservados.


Servir bem, esse é o nosso prazer!