Ortodontia Recife

Seu Sorriso Novo!

Você está aqui:

1º Qual a semelhança entre eles?

white smile couple

A Ortodontia e Ortopedia dos maxilares, ambos buscam uma melhora na função, saúde e aparência. Um sorriso atrativo possui um papel importante para acentuar a autoconfiança e autoestima. 

O que é ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares?
Ortodontia / Ortopedia são os ramos da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades ou problemas dentais e faciais.

 

 

O termo técnico para estes problemas é “Má Oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores.

 

Essas especialidades e suas técnicas visam harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado, ou seja, uma face bonita com um sorriso bonito.

Atualmente, as duas técnicas são utilizadas nos problemas das má-oclusões (mal-posicionamento dentário e ósseo).

2º Qual a Diferença entre elas?

A ortopedia atua principalmente sobre crescimento dos ossos e seu desenvolvimento. Corrige e estimula o crescimento das bases ósseas, desta forma conseguindo espaço para os dentes em arcadas ósseas atrofiadas (pequenas) ou mal posicionadas por falta de crescimento e desenvolvimento. Atua também sobre o posicionamento dental em menor escala, reposicionando os dentes nas arcadas em suas corretas posições; funciona primordialmente através dos aparelhos ortopédicos e removíveis (fig; 01).

A ortodôntia atua principalmente sobre os dentes e seu posicionamento nas arcadas, não provocando crescimento e desenvolvimento ósseo, têm ação física e mecânica sobre os dentes causando o movimento dentário, posicionando os dentes sobre as arcadas, funciona primordialmente através dos aparelhos fixos (fig. 02), possuí menor ação ortopédica e maior ação dentária.

Em nossa clínica utilizamos as duas técnicas.

Para as crianças, a mais utilizada é a técnica com aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares, com elas conseguimos provocar crescimento e criar espaços para dentes sobre as arcadas, buscando deste modo se evitar as extrações dentárias.

Nas crianças encontramos uma grande incidência de dentes tortos, bases ósseas pequenas (atrofiadas) e mal posicionadas, problemas respiratórios e fonoaudiológicos.

Tais problemas têm origem na genética familiar e/ou na falta de estímulo que deveria ocorrer desde o nascimento com a amamentação natural e a mastigação. Nestes casos os aparelhos ortopédicos são mais eficientes pois agem no crescimento e desenvolvimento ósseo.

Já nos paciente adultos, são mais utilizados os aparelhos fixos, cujo objetivo é provocar movimentos e alinhamento dental. O crescimento já cessou ou é muito pequeno.

É muito comum a criança usar um ou os dois tipos de tratamento, isto varia de paciente a paciente! 

 

Figura 01

Figura 02

Exemplo de Resultado obtido com a Ortopedia dos Maxilares 1

Acima temos exemplos de aparelhos ortopédico e de correções facias provocados pela ortopedia dos maxilares, note a ausência e a correção do queixo na foto

Acima temos exemplo de um caso ortodôntico, note as correções das más posições dentárias através da Ortodontia 

QR Code Ortodontia RecifeQR CODE ANDROID

Ortodontia Recife ® - Todos os direitos reservados.


Servir bem, esse é o nosso prazer!